Nome do Projeto: Direitos fundamentais da humanidade

Professores responsáveis:Carla e Cristina 

 

Apresentação: 

 

 

Segundo a ONU, Organização das Nações Unidas, os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, religião, classe econômica, orientação sexual, identidade de gênero, ou qualquer outra condição. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada em 1948 após a Segunda Guerra Mundial,  é um documento amplamente aceito no mundo inteiro, porém muitos de seus artigos são ainda desrespeitados. 

Com os mesmos propósitos, a Constituição Brasileira vai ao encontro da Declaração Universal, garantindo  o direito à vida, à liberdade, à liberdade de expressão, o direito a trabalho e educação, e muitos outros.

Dessa forma, esse Projeto busca, através da educação, refletir sobre o que são direitos humanos, sua aplicabilidade ou a falta dela no Brasil de forma a assegurar o reconhecimento da importância da Declaração e a sua observância universal e efetiva, a fim de formar cidadãos mais justos e empáticos. 

 

Objetivos: 

 

O objetivo do projeto  é proporcionar que cada indivíduo, tendo sempre em mente o conhecimento da Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e adote medidas efetivas de transformação social, a começar pelos núcleos em que esteja inserido. 

Espera-se que à luz do estudo minucioso do documento e suas implicações, o estudante possa desenvolver, tanto individual como coletivamente, valores e culturas de paz, igualdade e transformação, e possa, acima de tudo, compreender-se como agente propulsor de tais metas.

 

Público-alvo:

 

Estudantes do Ensino Médio interessados em se aprofundar nos direitos fundamentais e entender a importância do seu papel na esfera social, política e econômica do país.

 

Duração: 

Três trimestres: De 05 de março a 19 de novembro.

 

 

Competências da BNCC abordadas no Projeto:

O Projeto abordará todas as competências apresentadas na BNCC

 

Filmes:

 

  • Selma

  • Milk

  • Carandiru

  • Histórias Cruzadas

 

  • Hannah Adendt

 

Livros:

 

  • Presidiárias, Drauzio Varela

  • Quando me descobri negra, Ana

 

 

Referências: