Nome do Projeto: Direitos fundamentais da humanidade
Professores responsáveis:Carla e Cristina
Apresentação:
Segundo a ONU, Organização das Nações Unidas, os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, religião, classe econômica, orientação sexual, identidade de gênero, ou qualquer outra condição. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada em 1948 após a Segunda Guerra Mundial, é um documento amplamente aceito no mundo inteiro, porém muitos de seus artigos são ainda desrespeitados.
Com os mesmos propósitos, a Constituição Brasileira vai ao encontro da Declaração Universal, garantindo o direito à vida, à liberdade, à liberdade de expressão, o direito a trabalho e educação, e muitos outros.
Dessa forma, esse Projeto busca, através da educação, refletir sobre o que são direitos humanos, sua aplicabilidade ou a falta dela no Brasil de forma a assegurar o reconhecimento da importância da Declaração e a sua observância universal e efetiva, a fim de formar cidadãos mais justos e empáticos.
Objetivos:
O objetivo do projeto é proporcionar que cada indivíduo, tendo sempre em mente o conhecimento da Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e adote medidas efetivas de transformação social, a começar pelos núcleos em que esteja inserido.
Espera-se que à luz do estudo minucioso do documento e suas implicações, o estudante possa desenvolver, tanto individual como coletivamente, valores e culturas de paz, igualdade e transformação, e possa, acima de tudo, compreender-se como agente propulsor de tais metas.
Público-alvo:
Estudantes do Ensino Médio interessados em se aprofundar nos direitos fundamentais e entender a importância do seu papel na esfera social, política e econômica do país.
Duração:
Três trimestres: De 05 de março a 19 de novembro.
Competências da BNCC abordadas no Projeto:
O Projeto abordará todas as competências apresentadas na BNCC
Filmes:
-
Selma
-
Milk
-
Carandiru
-
Histórias Cruzadas
-
Hannah Adendt
Livros:
-
Presidiárias, Drauzio Varela
-
Quando me descobri negra, Ana