Nome do Projeto: Clube dos reparadores.

Professor responsável: Eduardo Dreer.

 

Apresentação: 

 

 

O Clube dos reparadores, é um movimento que busca promover o reparo como estratégia para práticas responsáveis de consumo e sustentabilidade. Reparar é prolongar a vida útil dos objetos e impedir que eles se tornem resíduos, e, nesse sentido, é uma maneira de combater a cultura do descartável e da obsolescência programada, valorizando o conhecimento tradicional e moderno da reparação.

Objetivos: 

Os produtos que consumimos parecem durar cada vez menos, é cada vez mais difícil repará-los. Muitos objetos são projetados de tal maneira que é impossível abri-los, os fabricantes não disponibilizam manuais ou peças de reposição para os consumidores, e o suprimento excessivo de produtos baratos feitos com trabalho escravo torna o reparo de um objeto mais caro do que Compre um novo. O Clube de Reparação procura combater essa realidade difícil e insustentável.

 

Público-alvo:

Jovens amantes da tecnologia ,com criatividade e disposição para criar e recriar protótipos tecnológicos através da reutilização de componentes eletrônicos encontrados em aparelhos descartados ou em  desuso.

 

Duração: 

Três trimestres: De 05 de março a 19 de novembro, com abordagem em Design Thinking.

 

Etapas do Design Thinking:

  • Empatia

  • Definição

  • Idealização

  • Protótipos

  • Testes

Competências da BNCC abordadas no Projeto:

1 - Conhecimento.

2 - Pensamento científico , crítico e criativo.

3 - Repertório  Cultural.

4 - Comunicação.

5 - Cultura Digital.

10 - Responsabilidade e cidadania.

 

 

O projeto nasceu em Buenos Aires, Argentina, em novembro de 2015, inspirado em iniciativas semelhantes que funcionam em outras partes do mundo, como os Cafés de Reparação, criados em Amsterdã em 2009 e que agora existem nos cinco continentes, e as Partidas de Reinício, em Grã Bretanha. Desde então, organizamos e promovemos a organização de mais de 30 eventos de reparo em Buenos Aires, Río Negro e Córdoba na Argentina e Montevidéu, Uruguai.

 

Link: http://reparadores.club/

 

 

 

Referências: